Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
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Item A base nacional comum curricular e o projeto político-pedagógico: relações e desafios na disciplina de Ciências(2025) Fernandes, Karolayne Cardoso; Alecrim, João Victor da CostaO artigo analisa a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto da disciplina de Ciências em escolas estaduais brasileiras. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, discute-se a integração entre diretrizes nacionais e práticas pedagógicas locais, enfatizando a importância da pedagogia histórico-crítica para a construção de uma educação científica crítica, contextualizada e emancipadora. Os resultados indicam que, embora a BNCC ofereça padronização e coesão, a efetiva promoção de aprendizagem crítica depende da adaptação do PPP às especificidades da comunidade escolar.Item A garantia constitucional do ensino religioso como meio de desenvolvimento do conhecimento a respeito dos direitos humanos e da cidadania no Estado Democrático de Direito(2025-10-10) Santos, Karlos Eduardo Gomes dos; Castro, Fernanda deO ensino religioso, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado por diversos instrumentos normativos, integra o processo educacional brasileiro com foco no respeito à liberdade de crença ou de não crença, contribuindo para a formação ética e cidadã. Com base nisso, faz-se a ressalva inicial de que esta pesquisa não teve como objetivo analisar a religião em si, mas investigar se o ensino religioso é um elemento que favorece o conhecimento e a consolidação da cidadania, bem como dos direitos humanos. Para tanto, realizou-se um estudo conceitual da cidadania e dos direitos humanos, abordando também o princípio da laicidade, considerando a relação histórica entre Estado e Igreja. Como percurso metodológico, o estudo adotou a pesquisa exploratória e a abordagem qualitativa, visando uma análise mais aprofundada do tema. Assim, investigou-se que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino religioso tem entre seus objetivos discutir questões éticas, morais e de comportamento social, além de trabalhar temas como paz, justiça, empatia e alteridade. Esses aspectos estão diretamente relacionados ao convívio cidadão, ao respeito à dignidade da pessoa humana e ao compromisso com o bem público. Ao final, foi possível concluir que, ao tratar de tais assuntos de forma transversal, o ensino religioso colabora para a construção de uma sociedade mais cidadã, pautada na valorização das diferenças, na tolerância, na solidariedade e na defesa dos direitos humanos.Item Astronomia observacional como ferramenta no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica(2025) Araújo, José Eurimar; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo investigou o uso da astronomia observacional como ferramenta pedagógica no ensino de ciências por meio de uma revisão bibliográfica de estudos acadêmicos publicados entre 2014 e 2024. A pesquisa apontou que, apesar do reconhecido potencial da astronomia para despertar a curiosidade e o engajamento dos alunos, a sua aplicação como metodologia de ensino ainda é pouco explorada academicamente. Os trabalhos analisados, majoritariamente relatos de experiência e propostas didáticas para a educação básica, convergem ao destacar a capacidade da observação astronômica de promover a alfabetização científica e os princípios da Aprendizagem Significativa, transformando o aluno em um agente ativo na construção do conhecimento. No entanto, a revisão identifica lacunas importantes, como a carência de estudos de longo prazo que avaliem a fixação do aprendizado e a falta de pesquisas voltadas para públicos como a educação infantil e a Educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que, embora as potencialidades sejam validadas, são necessárias investigações com maior robustez metodológica para consolidar a astronomia observacional como uma prática de ensino eficaz e mais abrangente.Item Astronomia: uma revisão bibliográfica sobre abordagens, desafios e possibilidades pedagógicas(2025) Moreira, Renato Pinto; Silva, Juliana Cristina Sousa daEste trabalho tem por objetivo analisar a produção científica recente sobre o ensino de Astronomia, através de uma revisão sistemática com abordagem qualitativa da literatura do meio acadêmico. A análise dos trabalhos selecionados evidenciou que a Astronomia, apesar de sua relevância científica e social, ainda enfrenta barreiras em sua inserção na realidade escolar, como a carência de formação específica dos professores, a escassez de materiais didáticos adequados e o pouco espaço na grade curricular. Por outro lado, observam-se experiências pedagógicas inovadoras que utilizam recursos tecnológicos, metodologias ativas e atividades de observação do céu como estratégias de motivação e aprendizagem significativa. Nesse sentido, a revisão aponta para a necessidade de ampliar a formação inicial e continuada dos professores e fomentar práticas interdisciplinares, destacando a Astronomia como um campo fértil para promover o pensamento científico, a curiosidade e a compreensão crítica do universo no processo educativo.Item Diversidade cultural e linguística no ambiente escolar: um estudo bibliográfico sobre estratégias para o multiculturalismo nas práticas educacionais(2025) Oliveira, Mayanna Cayres; Pontes, Alex CorreaO presente artigo almeja elencar a promoção da diversidade cultural e linguística no ambiente escolar, o multiculturalismo nas práticas educacionais é essencial para criar um ambiente inclusivo e enriquecedor, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados. Portanto, o objetivo geral deste artigo é analisar através de revisões bibliográficas as estratégias eficazes para promover a diversidade cultural e linguística no ambiente escolar, por meio da implementação do multiculturalismo nas práticas educacionais, visando contribuir para a criação de ambientes educacionais inclusivos e enriquecedores. Para obter as informações necessárias para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, qualitativa e usou-se para fundamentar essa pesquisa, autores como Nogueira (2002), Arroyo (2002), Neves (2021), Pinheiro (2021), dentre outros. A partir das análises e discussões foi obtido os resultados através de uma revisão sistemática, que a importância de reconhecer e valorizar as diferenças culturais e linguísticas presentes nas salas de aula, e de implementar estratégias pedagógicas que promovam a interação intercultural. Assim como, os projetos colaborativos e atividades que destacam diferentes tradições culturais são exemplos de abordagens que podem ser utilizadas para promover a inclusão e o respeito à diversidade. A pesquisa também enfatiza o papel fundamental dos educadores na criação de ambientes escolares inclusivos e respeitosos. A formação de professores capacitados para lidar com a diversidade cultural e linguística é essencial para promover a compreensão mútua e a valorização das diferenças.Item Entre teoria e prática: desafios e possibilidades no ensino de leitura e escrita(2025) Santos, Andreza de Oliveira Franco; Alecrim, João Victor da CostaO ensino da Língua Portuguesa, com foco na leitura e na escrita, constitui um desafio permanente para os professores, pois envolve não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a formação crítica dos alunos como sujeitos sociais. Este trabalho, de natureza qualitativa e fundamentado em pesquisa bibliográfica articulada à prática docente, analisa conceitos centrais da Linguística e da Educação, como linguagem, texto, discurso, leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes perspectivas teóricas. A investigação buscou compreender como tais conceitos podem subsidiar práticas pedagógicas significativas no ensino da Língua Portuguesa, com destaque para a importância dos gêneros textuais, da sequência didática e das metodologias ativas no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a adoção de práticas contextualizadas e interativas favorece a construção da autonomia leitora e escritora dos alunos, aproximando o conteúdo escolar de sua realidade social. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à falta de recursos e à resistência a métodos inovadores. A análise demonstra que a integração entre teoria e prática requer constante reflexão crítica, adaptação pedagógica e compromisso com a formação de sujeitos críticos e criativos. Assim, conclui-se que o ensino da Língua Portuguesa deve ser compreendido como prática social, capaz de potencializar a participação cidadã e ampliar as possibilidades de interação dos alunos no mundo contemporâneo.Item Gamificação e microlearning no ensino de matemática: conexões para uma aprendizagem mais engajadora(2025) Martins, Valter de Melo; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre as contribuições da gamificação e do microlearning no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo parte do problema da baixa motivação e das dificuldades conceituais recorrentes na aprendizagem da disciplina, buscando identificar estratégias pedagógicas capazes de promover engajamento, motivação e aprendizagem significativa. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2010 e 2025, destacando-se tendências como o uso de elementos lúdicos, feedbacks imediatos e desafios progressivos na gamificação, bem como a fragmentação do conteúdo e a retenção gradual proporcionadas pelo microlearning. A integração dessas metodologias apresenta benefícios complementares, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, alinhadas às diretrizes da BNCC. Apesar dos avanços, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e planejamento docente estruturado. Conclui-se que a combinação de gamificação e microlearning oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica, promovendo um ensino de Matemática mais motivador, interativo e significativo, ao mesmo tempo em que aponta lacunas e perspectivas para futuras pesquisas.Item Mapas mentais no ensino de geografia(2025) Rosario, Luiz Gustavo Borges do; Pontes, Alex CorreaEste estudo tem como objetivo analisar de que forma a integração entre mapas mentais e cartografia social pode ser utilizada como estratégia pedagógica no ensino de Geografia. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que combina um levantamento bibliográfico detalhado com a realização de uma revisão sistemática nas bases de dados do Google Scholar, EBSCO, Periódicos da CAPES e SciELO, entre os anos de 2014 e 2024, buscando garantir um mapeamento abrangente e criterioso da produção acadêmica relacionada ao tema. Particular atenção é dada ao ensino de geografia, considerando a crescente expansão do campo de pesquisa sobre urbanização, nesse contexto, o estudo examina a existência de registros e contribuições sobre a aplicação de mapas mentais como ferramenta pedagógica nessa área específica da Geografia. A revisão sistemática qualitativa evidencia que os mapas mentais possuem um papel essencial no ensino de geografia, favorecendo aprendizagens que são críticas, inclusivas e integradas a diversas disciplinas. No contexto urbano, sua utilização para problematizar o espaço vivido e analisar as dinâmicas sociais e territoriais emerge como uma das abordagens pedagógicas mais promissoras e relevantes.Item O ensino de espanhol na Bahia após implementação da lei 13.415/2017(2025) Menezes, Norma Sueli de Araújo; Araújo, Marlucia Silva deEste estudo se propõe a analisar os impactos da Lei nº 13.415/2017, que reformulou o Ensino Médio no Brasil, especialmente em relação ao mercado de trabalho para os profissionais de língua espanhola na Bahia. Será apresentado um breve histórico acerca da legislação brasileira sobre a temática, a importância da língua espanhola no país e o mercado de trabalho para docentes de língua espanhola na Bahia. Para a elaboração deste estudo foram realizadas interlocuções com teóricos que tratam das questões pertinentes ao objeto aqui proposto, assim como, os documentos legais e currículo da educação básica no país relacionados à língua estrangeira. Foi possível constatar que a exclusão do espanhol reverberou em significativa redução de postos de trabalho para docentes de língua espanhola na rede pública e privada da Bahia. Verificou-se que, embora não tenha alcançado seu principal objetivo, reincluir a obrigatoriedade do ensino do espanhol no país, o Movimento #FicaEspanhol, conseguiu, além de sensibilizar docentes de vários estados e a sociedade civil, mobilizar agentes políticos, levando à discussão ao Congresso Nacional, ratificando, assim, a importância do ensino de espanhol no Brasil.Item O impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica(2025) Silva, Hozineide Lima da; Castro, Fernanda deO presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, o impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental. Nas últimas décadas, recursos digitais como softwares educativos, plataformas interativas, realidade aumentada e inteligência artificial vêm sendo incorporados ao contexto escolar, ampliando possibilidades de ensino e aprendizagem. A literatura consultada indica que essas ferramentas contribuem para o estímulo de habilidades cognitivas essenciais, como memória, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade, favorecendo também a autonomia e a motivação dos estudantes. Além disso, metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido, potencializam os benefícios da tecnologia ao colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Contudo, a efetividade desse processo depende diretamente da formação continuada dos docentes, da infraestrutura disponível e do planejamento pedagógico consistente. Os estudos também apontam desafios, como a desigualdade de acesso e o risco de utilização superficial das ferramentas digitais. Conclui-se que a integração consciente e planejada das tecnologias educacionais representa uma oportunidade de transformação no ensino fundamental, contribuindo não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para a formação de competências necessárias ao século XXI.Item Plataforma Vidnoz AI: o uso de vídeos com a inteligência artificial no ensino aprendizagem(2025) Cardoso, Raquel Finamor; Cidade, Mirla Janaina AugustaNo cenário educacional contemporâneo, a tecnologia assumiu um papel central no apoio à prática docente, oferecendo diversas ferramentas como softwares, plataformas e aplicativos. Esses recursos auxiliam na personalização e otimização do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, criativo e eficaz. Nesse contexto de inovação, o vídeo emerge como uma ferramenta didática de enorme potencial. No entanto, a produção de vídeos de alta qualidade sempre representou um desafio, exigindo tempo, recursos e habilidades técnicas específicas. É aqui que a inteligência artificial (IA) entra em cena para transformar esse panorama. Este artigo explora o vídeo como recurso pedagógico, com foco especial na plataforma Vidnoz AI. Acreditamos que a combinação sinérgica de vídeo e inteligência artificial tem o poder de impactar profundamente o processo educacional e contribuir significativamente para a construção do conhecimento de forma ativa. Ao oferecer experiências visuais ricas e interativas, vídeos gerados por IA podem estimular a criatividade dos alunos, convidando-os a explorar novas perspectivas. Ao produzir seus próprios materiais, eles são incentivados a questionar, analisar e concluir. Isso torna a prática pedagógica mais envolvente, transformando o aprendizado em uma experiência interativa.Item Recursos educacionais digitais no ensino de matemática na EJA: um estudo em escolas públicas de Boa Vista-RR(2025) Passos, Luís Henrique Santos; Alves, Paulo Fernando; Cidade, Mirla Janaina AugustaEste trabalho tem como objetivo identificar, a partir da revisão de literatura, como são utilizados os Recursos Educacionais Digitais (REDs) no ensino de Matemática da EJA em escolas da rede pública de ensino do Estado de Roraima, tendo como recorte temporal o período de 2010 a 2025. A pesquisa segue uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados e interpretação. O embasamento teórico desta pesquisa foi ancorado nos seguintes principalmente nos autores: Paulo Freire, Arroyo e Gadotti na temática relacionada a EJA e nos teóricos da temática aprendizagem como Vygotsky e Ausubel. Foram selecionadas cinco obras para fim de análise, sendo três artigos, um capítulo de livro publicado num e-book e uma dissertação de mestrado, obtidas das plataformas de pesquisas Google Acadêmico e Portal de Periódico da Capes. A categorização para fim de análise ficou estabelecia nos seguintes parâmetros: atividade pedagógica, tecnologia digital e aprendizagem. Sendo assim, a partir da análise das temáticas determinadas foi possível identificar-se como são utilizados os REDs no ensino de Matemática da EJA.