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Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/154

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    A base nacional comum curricular e o projeto político-pedagógico: relações e desafios na disciplina de Ciências
    (2025) Fernandes, Karolayne Cardoso; Alecrim, João Victor da Costa
    O artigo analisa a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto da disciplina de Ciências em escolas estaduais brasileiras. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, discute-se a integração entre diretrizes nacionais e práticas pedagógicas locais, enfatizando a importância da pedagogia histórico-crítica para a construção de uma educação científica crítica, contextualizada e emancipadora. Os resultados indicam que, embora a BNCC ofereça padronização e coesão, a efetiva promoção de aprendizagem crítica depende da adaptação do PPP às especificidades da comunidade escolar.
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    Diversidade cultural e linguística no ambiente escolar: um estudo bibliográfico sobre estratégias para o multiculturalismo nas práticas educacionais
    (2025) Oliveira, Mayanna Cayres; Pontes, Alex Correa
    O presente artigo almeja elencar a promoção da diversidade cultural e linguística no ambiente escolar, o multiculturalismo nas práticas educacionais é essencial para criar um ambiente inclusivo e enriquecedor, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados. Portanto, o objetivo geral deste artigo é analisar através de revisões bibliográficas as estratégias eficazes para promover a diversidade cultural e linguística no ambiente escolar, por meio da implementação do multiculturalismo nas práticas educacionais, visando contribuir para a criação de ambientes educacionais inclusivos e enriquecedores. Para obter as informações necessárias para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, qualitativa e usou-se para fundamentar essa pesquisa, autores como Nogueira (2002), Arroyo (2002), Neves (2021), Pinheiro (2021), dentre outros. A partir das análises e discussões foi obtido os resultados através de uma revisão sistemática, que a importância de reconhecer e valorizar as diferenças culturais e linguísticas presentes nas salas de aula, e de implementar estratégias pedagógicas que promovam a interação intercultural. Assim como, os projetos colaborativos e atividades que destacam diferentes tradições culturais são exemplos de abordagens que podem ser utilizadas para promover a inclusão e o respeito à diversidade. A pesquisa também enfatiza o papel fundamental dos educadores na criação de ambientes escolares inclusivos e respeitosos. A formação de professores capacitados para lidar com a diversidade cultural e linguística é essencial para promover a compreensão mútua e a valorização das diferenças.
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    Entre teoria e prática: desafios e possibilidades no ensino de leitura e escrita
    (2025) Santos, Andreza de Oliveira Franco; Alecrim, João Victor da Costa
    O ensino da Língua Portuguesa, com foco na leitura e na escrita, constitui um desafio permanente para os professores, pois envolve não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a formação crítica dos alunos como sujeitos sociais. Este trabalho, de natureza qualitativa e fundamentado em pesquisa bibliográfica articulada à prática docente, analisa conceitos centrais da Linguística e da Educação, como linguagem, texto, discurso, leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes perspectivas teóricas. A investigação buscou compreender como tais conceitos podem subsidiar práticas pedagógicas significativas no ensino da Língua Portuguesa, com destaque para a importância dos gêneros textuais, da sequência didática e das metodologias ativas no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a adoção de práticas contextualizadas e interativas favorece a construção da autonomia leitora e escritora dos alunos, aproximando o conteúdo escolar de sua realidade social. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à falta de recursos e à resistência a métodos inovadores. A análise demonstra que a integração entre teoria e prática requer constante reflexão crítica, adaptação pedagógica e compromisso com a formação de sujeitos críticos e criativos. Assim, conclui-se que o ensino da Língua Portuguesa deve ser compreendido como prática social, capaz de potencializar a participação cidadã e ampliar as possibilidades de interação dos alunos no mundo contemporâneo.
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    A garantia constitucional do ensino religioso como meio de desenvolvimento do conhecimento a respeito dos direitos humanos e da cidadania no Estado Democrático de Direito
    (2025-10-10) Santos, Karlos Eduardo Gomes dos; Castro, Fernanda de
    O ensino religioso, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado por diversos instrumentos normativos, integra o processo educacional brasileiro com foco no respeito à liberdade de crença ou de não crença, contribuindo para a formação ética e cidadã. Com base nisso, faz-se a ressalva inicial de que esta pesquisa não teve como objetivo analisar a religião em si, mas investigar se o ensino religioso é um elemento que favorece o conhecimento e a consolidação da cidadania, bem como dos direitos humanos. Para tanto, realizou-se um estudo conceitual da cidadania e dos direitos humanos, abordando também o princípio da laicidade, considerando a relação histórica entre Estado e Igreja. Como percurso metodológico, o estudo adotou a pesquisa exploratória e a abordagem qualitativa, visando uma análise mais aprofundada do tema. Assim, investigou-se que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino religioso tem entre seus objetivos discutir questões éticas, morais e de comportamento social, além de trabalhar temas como paz, justiça, empatia e alteridade. Esses aspectos estão diretamente relacionados ao convívio cidadão, ao respeito à dignidade da pessoa humana e ao compromisso com o bem público. Ao final, foi possível concluir que, ao tratar de tais assuntos de forma transversal, o ensino religioso colabora para a construção de uma sociedade mais cidadã, pautada na valorização das diferenças, na tolerância, na solidariedade e na defesa dos direitos humanos.
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    O ensino de espanhol na Bahia após implementação da lei 13.415/2017
    (2025) Menezes, Norma Sueli de Araújo; Araújo, Marlucia Silva de
    Este estudo se propõe a analisar os impactos da Lei nº 13.415/2017, que reformulou o Ensino Médio no Brasil, especialmente em relação ao mercado de trabalho para os profissionais de língua espanhola na Bahia. Será apresentado um breve histórico acerca da legislação brasileira sobre a temática, a importância da língua espanhola no país e o mercado de trabalho para docentes de língua espanhola na Bahia. Para a elaboração deste estudo foram realizadas interlocuções com teóricos que tratam das questões pertinentes ao objeto aqui proposto, assim como, os documentos legais e currículo da educação básica no país relacionados à língua estrangeira. Foi possível constatar que a exclusão do espanhol reverberou em significativa redução de postos de trabalho para docentes de língua espanhola na rede pública e privada da Bahia. Verificou-se que, embora não tenha alcançado seu principal objetivo, reincluir a obrigatoriedade do ensino do espanhol no país, o Movimento #FicaEspanhol, conseguiu, além de sensibilizar docentes de vários estados e a sociedade civil, mobilizar agentes políticos, levando à discussão ao Congresso Nacional, ratificando, assim, a importância do ensino de espanhol no Brasil.
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    Mapas mentais no ensino de geografia
    (2025) Rosario, Luiz Gustavo Borges do; Pontes, Alex Correa
    Este estudo tem como objetivo analisar de que forma a integração entre mapas mentais e cartografia social pode ser utilizada como estratégia pedagógica no ensino de Geografia. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que combina um levantamento bibliográfico detalhado com a realização de uma revisão sistemática nas bases de dados do Google Scholar, EBSCO, Periódicos da CAPES e SciELO, entre os anos de 2014 e 2024, buscando garantir um mapeamento abrangente e criterioso da produção acadêmica relacionada ao tema. Particular atenção é dada ao ensino de geografia, considerando a crescente expansão do campo de pesquisa sobre urbanização, nesse contexto, o estudo examina a existência de registros e contribuições sobre a aplicação de mapas mentais como ferramenta pedagógica nessa área específica da Geografia. A revisão sistemática qualitativa evidencia que os mapas mentais possuem um papel essencial no ensino de geografia, favorecendo aprendizagens que são críticas, inclusivas e integradas a diversas disciplinas. No contexto urbano, sua utilização para problematizar o espaço vivido e analisar as dinâmicas sociais e territoriais emerge como uma das abordagens pedagógicas mais promissoras e relevantes.
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    Gamificação e microlearning no ensino de matemática: conexões para uma aprendizagem mais engajadora
    (2025) Martins, Valter de Melo; Furtado, Rizia Maria Gomes
    Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre as contribuições da gamificação e do microlearning no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo parte do problema da baixa motivação e das dificuldades conceituais recorrentes na aprendizagem da disciplina, buscando identificar estratégias pedagógicas capazes de promover engajamento, motivação e aprendizagem significativa. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2010 e 2025, destacando-se tendências como o uso de elementos lúdicos, feedbacks imediatos e desafios progressivos na gamificação, bem como a fragmentação do conteúdo e a retenção gradual proporcionadas pelo microlearning. A integração dessas metodologias apresenta benefícios complementares, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, alinhadas às diretrizes da BNCC. Apesar dos avanços, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e planejamento docente estruturado. Conclui-se que a combinação de gamificação e microlearning oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica, promovendo um ensino de Matemática mais motivador, interativo e significativo, ao mesmo tempo em que aponta lacunas e perspectivas para futuras pesquisas.
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    O impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica
    (2025) Silva, Hozineide Lima da; Castro, Fernanda de
    O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, o impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental. Nas últimas décadas, recursos digitais como softwares educativos, plataformas interativas, realidade aumentada e inteligência artificial vêm sendo incorporados ao contexto escolar, ampliando possibilidades de ensino e aprendizagem. A literatura consultada indica que essas ferramentas contribuem para o estímulo de habilidades cognitivas essenciais, como memória, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade, favorecendo também a autonomia e a motivação dos estudantes. Além disso, metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido, potencializam os benefícios da tecnologia ao colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Contudo, a efetividade desse processo depende diretamente da formação continuada dos docentes, da infraestrutura disponível e do planejamento pedagógico consistente. Os estudos também apontam desafios, como a desigualdade de acesso e o risco de utilização superficial das ferramentas digitais. Conclui-se que a integração consciente e planejada das tecnologias educacionais representa uma oportunidade de transformação no ensino fundamental, contribuindo não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para a formação de competências necessárias ao século XXI.