Ciências Humanas
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Item Ansiedade em alunos ingressantes no ensino médio integrado do IFRR - Campus Boa Vista Zona Oeste(2021) Cavalcante, Priscila Magalhães; Cruz, Diego Lima de SouzaEste estudo teve como objetivo geral investigar as manifestações de ansiedade em alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado e promover maior compreensão sobre o tema. O Produto Educacional foi produzido com base nesta pesquisa que mensurou os níveis de ansiedade e verificou possíveis interferências no contexto escolar do público alvo no IFRR - Campus Boa Vista Zona Oeste. O Inventário de Ansiedade de Greenberger e Padesky (2016) foi aplicado na amostra composta por 29 alunos voluntários, de ambos os sexos, dentro da faixa etária de 15 a 17 anos, das duas turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado do referido campus, nos cursos Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Comércio. Os resultados demonstraram níveis de ansiedade classificados como leve e moderado, bem como, o indicativo de baixo impacto da ansiedade e suas manifestações neste cenário da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, foi possível concluir que mesmo em menor gravidade, as circunstâncias vivenciadas pelo público alvo são potenciais desencadeadores de ansiedade. Ainda assim, se faz necessária a realização de novos estudos mais abrangentes sobre o tema no contexto pesquisado.Item Letramento crítico na aula de língua inglesa: multiletramentos e redes sociais(2022) Costa, Kelly da Silva; Moura, Ana Aparecida VieiraA presente pesquisa descreve a investigação realizada em uma sala de aula de língua inglesa com a turma de 3º ano do Curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio do IFRR Campus Boa Vista e vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT realizado em rede nacional. A pesquisa busca refletir sobre a prática pedagógica de uma sala de aula presencial transformada em virtual devido ao isolamento social causado pela pandemia do covid19. Baseando-se na realidade vivida nas salas de aulas virtuais, identificou-se, a partir de uma pesquisa-ação, muitas dificuldades em atingir os objetivos básicos da disciplina, além das limitações metodológicas na abordagem do ensino híbrido tanto dos estudantes quanto da docente. No entanto, Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza descritivoexploratória que se utiliza da metodologia da pesquisa-ação para identificar, resolver e refletir sobre problemas na sala de aula no processo de formação da pesquisadora/autora que coincidiu com o período pandêmico entre 2019-2021. As bases conceituais da EPT (CIAVATTA, 2005; RAMOS, 2014) foram aliadas à teoria dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO; 2012), a fim de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico (FAIRCLOUGH, 1992; STREET, 2000; PENNYCOOK, 2001; JORDÃO; 2007) com uso do Ensino Híbrido (MORAN, 2015; BACICH; TREVISAN; TANZI NETO, 2015) na realização das atividades. Como resultado, foi elaborado um guia de orientações para aplicação de atividades didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa visando o letramento crítico com o uso da metodologia do ensino híbrido tendo o Instagram como lócus para o desenvolvimento das atividades. Espera-se que o referido trabalho possa contribuir para orientação de professores de línguas, em particular da Rede Federal, para planejamento, execução e avaliação de aulas que desenvolvam o letramento crítico dos alunos com práticas multiletradas em redes sociais, de modo a atingir um aprendizado participativo e dinâmico.Item Participação social de estudantes no espaço escolar: uma análise do Programa de Lideranças Estudantis em João Pessoa-PB(2025) Silva, Reinaldo dos Santos Mendes da; Noronha Filho, AnaniasEste estudo analisa o Programa de Lideranças Estudantis da rede municipal de ensino de João Pessoa (PB), que visa fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na perspectiva crítico-dialética, investigou documentos institucionais, como a cartilha orientadora de 2023 e o Decreto Municipal nº 10.364/2023, além de legislações correlatas que asseguram o direito à participação de crianças, adolescentes e jovens. Identificaram-se quatro categorias centrais para a análise: estrutura e organização das instâncias de liderança; fundamentação legal e teórica; inclusão e diversidade; e abrangência etária e segmentação educacional. Os resultados indicam avanços importantes na institucionalização do programa e na ampliação do número de escolas participantes, assim como no envolvimento interprofissional, especialmente de assistentes sociais, na coordenação das ações. Entretanto, destacam-se limitações, como a fragilidade da fundamentação teórica na cartilha, a invisibilidade da educação quilombola e a concentração das ações no Ensino Fundamental II, negligenciando as etapas iniciais da educação básica. O estudo aponta a necessidade de consolidar o programa como política pública permanente, com mecanismos de formação continuada, canais permanentes de diálogo com estudantes, articulação intersetorial, engajamento comunitário e apoio técnicopedagógico e orçamentário constantes. Conclui-se que a efetiva participação democrática e a formação cidadã desde os primeiros anos escolares são fundamentais para o fortalecimento do protagonismo juvenil, sendo necessário, em seguida, superar as lacunas identificadas no programa, de modo a garantir sua continuidade e potencial transformador no contexto educacional.Item As contribuições da sociologia no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica sobre as práxis pedagógicas no PROEJA(2025) Santos, Diego Rodrigues dos; Noronha Filho, AnaniasEste artigo analisa a contribuição da disciplina de Sociologia no processo de ensino-aprendizagem no contexto do Proeja – Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, a investigação concentra-se nas práxis pedagógicas utilizadas e em sua relevância para a formação dos estudantes. A disciplina de Sociologia é destacada como ferramenta indispensável para estimular habilidades de análise e consciência política, favorecendo a construção de uma postura crítica nos estudantes. O estudo enfatiza-se a relevância de habilidades pedagógicas que ultrapassam o ensino tradicional, priorizando dimensões metodológicas e formativas do processo educativo, promovendo uma educação mais reflexiva, contextualizada e transformadora. São discutidos os desafios enfrentados pelos educadores na implementação de uma abordagem sociológica eficaz, incluindo a necessidade de formação contínua e a adaptação dos currículos para incluir temas relevantes e atuais. A literatura consultada também aponta a resistência de alguns alunos e a escassez de recursos didáticos como obstáculos recorrentes a serem superados. Adicionalmente, o artigo explora como os estilos pedagógicos podem ser transformados para tornar o ensino de Sociologia mais inclusivo e engajador, utilizando metodologias ativas e colaborativas que incentivem a participação dos estudantes. Ao proporcionar uma compreensão mais profunda das relações de poder e das dinâmicas sociais, a Sociologia contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de atuar de forma ativa e informada na sociedade. Em resumo, o estudo reafirma a importância da Sociologia no currículo do Proeja, destacando seu papel na promoção de uma educação que valoriza a reflexão crítica e a participação cidadã.Item Ferramentas de bioinformática e metodologias ativas no ensino de biomoléculas(2025) Batista, Fabiana Pacheco Reis; Nascimento Filho, Wilson Botêlho doO ensino de biomoléculas, tema central na Bioquímica e na Biologia, apresenta desafios significativos devido à complexidade estrutural dessas moléculas e à dificuldade de integração entre níveis micro e macroscópicos. Este estudo, por meio de uma revisão integrativa, analisou a contribuição das metodologias ativas associadas ao uso de ferramentas de bioinformática para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de ácidos nucleicos, proteínas, carboidratos e lipídios. A pesquisa foi conduzida a partir da questão norteadora: “Como as metodologias ativas podem facilitar a compreensão no ensino de biomoléculas?”. A busca foi realizada em agosto de 2025, abrangendo publicações entre 2015 e 2025 em português, inglês e espanhol, nas bases SciELO, Google Acadêmico, CAPES, USP e UNICAMP. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 39 artigos foram analisados integralmente. Os resultados indicam que o uso de softwares como PyMOL, SwissSidechain, RasMol, GlycoWorkbench, LabXchange e outros possibilita a visualização tridimensional de biomoléculas, estimula a aprendizagem e favorece a construção de conhecimentos significativos. Essas ferramentas contribuem para o desenvolvimento de competências científicas, como raciocínio lógico, análise crítica e resolução de problemas, além de promover maior engajamento dos estudantes. Apesar dos benefícios, identificou-se uma concentração de recursos voltados às proteínas e uma escassez de materiais em português, o que pode dificultar sua aplicação em níveis básicos de ensino. Conclui-se que a integração eficaz dessas tecnologias demanda planejamento didático, mediação docente qualificada e formação continuada, sendo uma estratégia promissora para transformar o ensino de Ciências em experiências mais interativas, acessíveis e alinhadas às demandas contemporâneas.Item O uso da tecnologia assistiva no ensino da linguagem: estratégias metodológicas para ampliar o acesso à aprendizagem(2025) Correia, Arleide Conceição Lima; Pontes, Alex CorreaA educação inclusiva pode ser entendida como o direito de todos os alunos participarem, em igualdade de condições, do processo educacional, independentemente de suas diferenças físicas, sensoriais, intelectuais, sociais ou culturais. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), em seu artigo 27, reconhece a educação como direito fundamental, assegurado por meio de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Nesse cenário, a tecnologia assistiva (TA) constitui recurso pedagógico indispensável para ampliar a aprendizagem da linguagem no ambiente ao qual esteja inserida, favorecendo a autonomia, a participação e o acesso ao currículo. O presente artigo tem como objetivo analisar como a tecnologia assistiva, quando integrada a metodologias e técnicas de ensino, pode aprimorar o ensino da linguagem, impulsionando a aprendizagem de alunos com barreiras comunicacionais. A pesquisa é de natureza bibliográfica, desenvolvida entre junho e agosto de 2025, com base em produções científicas de consulta a livros acadêmicos e legislações nacionais, a fim de identificar produções sobre tecnologia assistiva e ensino da linguagem. Os resultados demonstram que a eficácia da TA depende da mediação docente e de sua integração ao planejamento pedagógico. Contudo, foram identificadas limitações na implementação das diretrizes legais, como a carência de formação continuada para docentes e o baixo investimento em infraestrutura e recursos. Conclui-se que a tecnologia assistiva, associada a metodologias inclusivas e à mediação qualificada do professor, amplia as oportunidades de aprendizagem e participação, mas sua efetividade requer políticas públicas mais consistentes.Item Metodologias de ensino inclusivas para as ciências sociais: uma abordagem crítica para aprendizagem(2025) Feliciano, Maria Madalena de Melo; Araújo, Francisco Roberto DinizEste estudo busca examinar os métodos de ensino inclusivos utilizados no ensino de Ciências Sociais, focando em táticas que incentivam o aprendizado crítico e ponderado em diferentes ambientes escolares. A pesquisa, com uma abordagem qualitativa, baseou-se em uma revisão da literatura e na análise documental de materiais de ensino focados. Este estudo discute a inclusão escolar e a aprendizagem significativa no ensino de Ciências Sociais, destacando os aportes teóricos de Mantoan (2003; 2015), Ausubel e Moreira (2006) e Glat & Pletsch (2013) que oferecem fundamentos essenciais para compreender a relevância das práticas pedagógicas voltadas à promoção da inclusão. A análise apresentada demonstra como essas bases teóricas auxiliam na criação de uma educação mais justa, fomentando o desenvolvimento completo dos alunos e a celebração da diversidade dentro da escola. Os resultados mostram que a utilização de práticas inclusivas bem planejadas, como o uso de recursos variados, tarefas em grupo e avaliações ajustadas, ajuda aumentar o envolvimento dos alunos e a fortalecer o desenvolvimento do pensamento crítico. É importante ressaltar o papel do professor como guia do processo de ensino-aprendizagem, sendo fundamental a formação contínua e o apoio institucional para o fortalecimento dessas práticas. Em conclusão, à educação inclusiva, quando planejada de forma consciente e integrada ao ambiente escolar, tem o potencial de transformar o ambiente educacional em um local mais democrático e atento às diferenças individuais.Item Astronomia: uma revisão bibliográfica sobre abordagens, desafios e possibilidades pedagógicas(2025) Moreira, Renato Pinto; Silva, Juliana Cristina Sousa daEste trabalho tem por objetivo analisar a produção científica recente sobre o ensino de Astronomia, através de uma revisão sistemática com abordagem qualitativa da literatura do meio acadêmico. A análise dos trabalhos selecionados evidenciou que a Astronomia, apesar de sua relevância científica e social, ainda enfrenta barreiras em sua inserção na realidade escolar, como a carência de formação específica dos professores, a escassez de materiais didáticos adequados e o pouco espaço na grade curricular. Por outro lado, observam-se experiências pedagógicas inovadoras que utilizam recursos tecnológicos, metodologias ativas e atividades de observação do céu como estratégias de motivação e aprendizagem significativa. Nesse sentido, a revisão aponta para a necessidade de ampliar a formação inicial e continuada dos professores e fomentar práticas interdisciplinares, destacando a Astronomia como um campo fértil para promover o pensamento científico, a curiosidade e a compreensão crítica do universo no processo educativo.Item Astronomia observacional como ferramenta no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica(2025) Araújo, José Eurimar; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo investigou o uso da astronomia observacional como ferramenta pedagógica no ensino de ciências por meio de uma revisão bibliográfica de estudos acadêmicos publicados entre 2014 e 2024. A pesquisa apontou que, apesar do reconhecido potencial da astronomia para despertar a curiosidade e o engajamento dos alunos, a sua aplicação como metodologia de ensino ainda é pouco explorada academicamente. Os trabalhos analisados, majoritariamente relatos de experiência e propostas didáticas para a educação básica, convergem ao destacar a capacidade da observação astronômica de promover a alfabetização científica e os princípios da Aprendizagem Significativa, transformando o aluno em um agente ativo na construção do conhecimento. No entanto, a revisão identifica lacunas importantes, como a carência de estudos de longo prazo que avaliem a fixação do aprendizado e a falta de pesquisas voltadas para públicos como a educação infantil e a Educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que, embora as potencialidades sejam validadas, são necessárias investigações com maior robustez metodológica para consolidar a astronomia observacional como uma prática de ensino eficaz e mais abrangente.Item Plataforma Vidnoz AI: o uso de vídeos com a inteligência artificial no ensino aprendizagem(2025) Cardoso, Raquel Finamor; Cidade, Mirla Janaina AugustaNo cenário educacional contemporâneo, a tecnologia assumiu um papel central no apoio à prática docente, oferecendo diversas ferramentas como softwares, plataformas e aplicativos. Esses recursos auxiliam na personalização e otimização do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, criativo e eficaz. Nesse contexto de inovação, o vídeo emerge como uma ferramenta didática de enorme potencial. No entanto, a produção de vídeos de alta qualidade sempre representou um desafio, exigindo tempo, recursos e habilidades técnicas específicas. É aqui que a inteligência artificial (IA) entra em cena para transformar esse panorama. Este artigo explora o vídeo como recurso pedagógico, com foco especial na plataforma Vidnoz AI. Acreditamos que a combinação sinérgica de vídeo e inteligência artificial tem o poder de impactar profundamente o processo educacional e contribuir significativamente para a construção do conhecimento de forma ativa. Ao oferecer experiências visuais ricas e interativas, vídeos gerados por IA podem estimular a criatividade dos alunos, convidando-os a explorar novas perspectivas. Ao produzir seus próprios materiais, eles são incentivados a questionar, analisar e concluir. Isso torna a prática pedagógica mais envolvente, transformando o aprendizado em uma experiência interativa.Item Recursos educacionais digitais no ensino de matemática na EJA: um estudo em escolas públicas de Boa Vista-RR(2025) Passos, Luís Henrique Santos; Alves, Paulo Fernando; Cidade, Mirla Janaina AugustaEste trabalho tem como objetivo identificar, a partir da revisão de literatura, como são utilizados os Recursos Educacionais Digitais (REDs) no ensino de Matemática da EJA em escolas da rede pública de ensino do Estado de Roraima, tendo como recorte temporal o período de 2010 a 2025. A pesquisa segue uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados e interpretação. O embasamento teórico desta pesquisa foi ancorado nos seguintes principalmente nos autores: Paulo Freire, Arroyo e Gadotti na temática relacionada a EJA e nos teóricos da temática aprendizagem como Vygotsky e Ausubel. Foram selecionadas cinco obras para fim de análise, sendo três artigos, um capítulo de livro publicado num e-book e uma dissertação de mestrado, obtidas das plataformas de pesquisas Google Acadêmico e Portal de Periódico da Capes. A categorização para fim de análise ficou estabelecia nos seguintes parâmetros: atividade pedagógica, tecnologia digital e aprendizagem. Sendo assim, a partir da análise das temáticas determinadas foi possível identificar-se como são utilizados os REDs no ensino de Matemática da EJA.Item Diversidade cultural e linguística no ambiente escolar: um estudo bibliográfico sobre estratégias para o multiculturalismo nas práticas educacionais(2025) Oliveira, Mayanna Cayres; Pontes, Alex CorreaO presente artigo almeja elencar a promoção da diversidade cultural e linguística no ambiente escolar, o multiculturalismo nas práticas educacionais é essencial para criar um ambiente inclusivo e enriquecedor, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados. Portanto, o objetivo geral deste artigo é analisar através de revisões bibliográficas as estratégias eficazes para promover a diversidade cultural e linguística no ambiente escolar, por meio da implementação do multiculturalismo nas práticas educacionais, visando contribuir para a criação de ambientes educacionais inclusivos e enriquecedores. Para obter as informações necessárias para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, qualitativa e usou-se para fundamentar essa pesquisa, autores como Nogueira (2002), Arroyo (2002), Neves (2021), Pinheiro (2021), dentre outros. A partir das análises e discussões foi obtido os resultados através de uma revisão sistemática, que a importância de reconhecer e valorizar as diferenças culturais e linguísticas presentes nas salas de aula, e de implementar estratégias pedagógicas que promovam a interação intercultural. Assim como, os projetos colaborativos e atividades que destacam diferentes tradições culturais são exemplos de abordagens que podem ser utilizadas para promover a inclusão e o respeito à diversidade. A pesquisa também enfatiza o papel fundamental dos educadores na criação de ambientes escolares inclusivos e respeitosos. A formação de professores capacitados para lidar com a diversidade cultural e linguística é essencial para promover a compreensão mútua e a valorização das diferenças.Item A base nacional comum curricular e o projeto político-pedagógico: relações e desafios na disciplina de Ciências(2025) Fernandes, Karolayne Cardoso; Alecrim, João Victor da CostaO artigo analisa a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto da disciplina de Ciências em escolas estaduais brasileiras. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, discute-se a integração entre diretrizes nacionais e práticas pedagógicas locais, enfatizando a importância da pedagogia histórico-crítica para a construção de uma educação científica crítica, contextualizada e emancipadora. Os resultados indicam que, embora a BNCC ofereça padronização e coesão, a efetiva promoção de aprendizagem crítica depende da adaptação do PPP às especificidades da comunidade escolar.Item O ensino de espanhol na Bahia após implementação da lei 13.415/2017(2025) Menezes, Norma Sueli de Araújo; Araújo, Marlucia Silva deEste estudo se propõe a analisar os impactos da Lei nº 13.415/2017, que reformulou o Ensino Médio no Brasil, especialmente em relação ao mercado de trabalho para os profissionais de língua espanhola na Bahia. Será apresentado um breve histórico acerca da legislação brasileira sobre a temática, a importância da língua espanhola no país e o mercado de trabalho para docentes de língua espanhola na Bahia. Para a elaboração deste estudo foram realizadas interlocuções com teóricos que tratam das questões pertinentes ao objeto aqui proposto, assim como, os documentos legais e currículo da educação básica no país relacionados à língua estrangeira. Foi possível constatar que a exclusão do espanhol reverberou em significativa redução de postos de trabalho para docentes de língua espanhola na rede pública e privada da Bahia. Verificou-se que, embora não tenha alcançado seu principal objetivo, reincluir a obrigatoriedade do ensino do espanhol no país, o Movimento #FicaEspanhol, conseguiu, além de sensibilizar docentes de vários estados e a sociedade civil, mobilizar agentes políticos, levando à discussão ao Congresso Nacional, ratificando, assim, a importância do ensino de espanhol no Brasil.Item Entre teoria e prática: desafios e possibilidades no ensino de leitura e escrita(2025) Santos, Andreza de Oliveira Franco; Alecrim, João Victor da CostaO ensino da Língua Portuguesa, com foco na leitura e na escrita, constitui um desafio permanente para os professores, pois envolve não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a formação crítica dos alunos como sujeitos sociais. Este trabalho, de natureza qualitativa e fundamentado em pesquisa bibliográfica articulada à prática docente, analisa conceitos centrais da Linguística e da Educação, como linguagem, texto, discurso, leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes perspectivas teóricas. A investigação buscou compreender como tais conceitos podem subsidiar práticas pedagógicas significativas no ensino da Língua Portuguesa, com destaque para a importância dos gêneros textuais, da sequência didática e das metodologias ativas no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a adoção de práticas contextualizadas e interativas favorece a construção da autonomia leitora e escritora dos alunos, aproximando o conteúdo escolar de sua realidade social. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à falta de recursos e à resistência a métodos inovadores. A análise demonstra que a integração entre teoria e prática requer constante reflexão crítica, adaptação pedagógica e compromisso com a formação de sujeitos críticos e criativos. Assim, conclui-se que o ensino da Língua Portuguesa deve ser compreendido como prática social, capaz de potencializar a participação cidadã e ampliar as possibilidades de interação dos alunos no mundo contemporâneo.Item Gamificação e microlearning no ensino de matemática: conexões para uma aprendizagem mais engajadora(2025) Martins, Valter de Melo; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre as contribuições da gamificação e do microlearning no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo parte do problema da baixa motivação e das dificuldades conceituais recorrentes na aprendizagem da disciplina, buscando identificar estratégias pedagógicas capazes de promover engajamento, motivação e aprendizagem significativa. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2010 e 2025, destacando-se tendências como o uso de elementos lúdicos, feedbacks imediatos e desafios progressivos na gamificação, bem como a fragmentação do conteúdo e a retenção gradual proporcionadas pelo microlearning. A integração dessas metodologias apresenta benefícios complementares, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, alinhadas às diretrizes da BNCC. Apesar dos avanços, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e planejamento docente estruturado. Conclui-se que a combinação de gamificação e microlearning oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica, promovendo um ensino de Matemática mais motivador, interativo e significativo, ao mesmo tempo em que aponta lacunas e perspectivas para futuras pesquisas.Item Mapas mentais no ensino de geografia(2025) Rosario, Luiz Gustavo Borges do; Pontes, Alex CorreaEste estudo tem como objetivo analisar de que forma a integração entre mapas mentais e cartografia social pode ser utilizada como estratégia pedagógica no ensino de Geografia. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que combina um levantamento bibliográfico detalhado com a realização de uma revisão sistemática nas bases de dados do Google Scholar, EBSCO, Periódicos da CAPES e SciELO, entre os anos de 2014 e 2024, buscando garantir um mapeamento abrangente e criterioso da produção acadêmica relacionada ao tema. Particular atenção é dada ao ensino de geografia, considerando a crescente expansão do campo de pesquisa sobre urbanização, nesse contexto, o estudo examina a existência de registros e contribuições sobre a aplicação de mapas mentais como ferramenta pedagógica nessa área específica da Geografia. A revisão sistemática qualitativa evidencia que os mapas mentais possuem um papel essencial no ensino de geografia, favorecendo aprendizagens que são críticas, inclusivas e integradas a diversas disciplinas. No contexto urbano, sua utilização para problematizar o espaço vivido e analisar as dinâmicas sociais e territoriais emerge como uma das abordagens pedagógicas mais promissoras e relevantes.Item O impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica(2025) Silva, Hozineide Lima da; Castro, Fernanda deO presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, o impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental. Nas últimas décadas, recursos digitais como softwares educativos, plataformas interativas, realidade aumentada e inteligência artificial vêm sendo incorporados ao contexto escolar, ampliando possibilidades de ensino e aprendizagem. A literatura consultada indica que essas ferramentas contribuem para o estímulo de habilidades cognitivas essenciais, como memória, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade, favorecendo também a autonomia e a motivação dos estudantes. Além disso, metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido, potencializam os benefícios da tecnologia ao colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Contudo, a efetividade desse processo depende diretamente da formação continuada dos docentes, da infraestrutura disponível e do planejamento pedagógico consistente. Os estudos também apontam desafios, como a desigualdade de acesso e o risco de utilização superficial das ferramentas digitais. Conclui-se que a integração consciente e planejada das tecnologias educacionais representa uma oportunidade de transformação no ensino fundamental, contribuindo não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para a formação de competências necessárias ao século XXI.Item O uso de textos multimodais, como os memes das redes sociais, para desenvolver a leitura crítica no ensino de língua portuguesa(2025) Rodrigues, Vilnêz Lira Ferreira; Santos, Zilda Cristina dosEste artigo analisa o uso de textos multimodais e multissemióticos, em especial os memes das redes sociais, como recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da leitura crítica. Considerando a ampla circulação dos memes na cultura digital contemporânea, o estudo discute seu potencial para articular humor, crítica e reflexão em práticas educativas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores que discutem leitura crítica, multimodalidade e gêneros digitais, como Araújo (2022), Mariano (2021), Pinheiro (2024), Pereira (2024), Freire (1989), entre outros, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os resultados apontam que os memes, ao integrarem diferentes linguagens verbais e não verbais, favorecem múltiplas interpretações, ampliam o repertório crítico dos estudantes e aproximam o espaço escolar do universo digital. Além disso, sua utilização demanda um planejamento didático ético e intencional, capaz de problematizar discursos sociais, promover engajamento e estimular o protagonismo discente. Conclui-se que os memes, quando incorporados de forma crítica, constituem ferramentas pedagógicas relevantes para a formação de leitores reflexivos e cidadãos ativos.Item A Idade Média em jogo: criação de uma experiência gamificada no ensino de história para os anos finais do ensino fundamental(2025) Pimentel, Alexandre Lemos Botelho; Silva, Juliana Cristina Sousa daEste artigo investiga como a gamificação pode ser aplicada no ensino de História, com foco no período medieval, por meio do jogo digital "Missão do Escriba Real". Trata-se de um estudo teórico e bibliográfico que analisa de que maneira elementos lúdicos, como pontuação, desafios, feedback imediato e recompensas simbólicas, são capazes de elevar o engajamento, a motivação e a aprendizagem significativa de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A importância das metodologias ativas na educação é discutida, posicionando a gamificação como uma estratégia que torna o aprendizado mais interativo e centrado no estudante. A análise abrange o contexto histórico medieval, o design e a estrutura do jogo em HTML, além de suas potencialidades e limitações pedagógicas. O roteiro e as questões do jogo foram elaborados com base em diretrizes curriculares, livros didáticos e literatura especializada, priorizando uma experiência educativa que integra narrativa histórica e elementos gamificados. Esperamos que este trabalho contribua para a reflexão sobre o impacto de recursos digitais e metodologias inovadoras no ensino de História, oferecendo subsídios para educadores interessados em estratégias gamificadas e incentivando o debate sobre o papel da tecnologia e do lúdico na aprendizagem histórica.