Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/154
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) por Assunto "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA"
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Item Astronomia observacional como ferramenta no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica(2025) Araújo, José Eurimar; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo investigou o uso da astronomia observacional como ferramenta pedagógica no ensino de ciências por meio de uma revisão bibliográfica de estudos acadêmicos publicados entre 2014 e 2024. A pesquisa apontou que, apesar do reconhecido potencial da astronomia para despertar a curiosidade e o engajamento dos alunos, a sua aplicação como metodologia de ensino ainda é pouco explorada academicamente. Os trabalhos analisados, majoritariamente relatos de experiência e propostas didáticas para a educação básica, convergem ao destacar a capacidade da observação astronômica de promover a alfabetização científica e os princípios da Aprendizagem Significativa, transformando o aluno em um agente ativo na construção do conhecimento. No entanto, a revisão identifica lacunas importantes, como a carência de estudos de longo prazo que avaliem a fixação do aprendizado e a falta de pesquisas voltadas para públicos como a educação infantil e a Educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que, embora as potencialidades sejam validadas, são necessárias investigações com maior robustez metodológica para consolidar a astronomia observacional como uma prática de ensino eficaz e mais abrangente.Item Astronomia: uma revisão bibliográfica sobre abordagens, desafios e possibilidades pedagógicas(2025) Moreira, Renato Pinto; Silva, Juliana Cristina Sousa daEste trabalho tem por objetivo analisar a produção científica recente sobre o ensino de Astronomia, através de uma revisão sistemática com abordagem qualitativa da literatura do meio acadêmico. A análise dos trabalhos selecionados evidenciou que a Astronomia, apesar de sua relevância científica e social, ainda enfrenta barreiras em sua inserção na realidade escolar, como a carência de formação específica dos professores, a escassez de materiais didáticos adequados e o pouco espaço na grade curricular. Por outro lado, observam-se experiências pedagógicas inovadoras que utilizam recursos tecnológicos, metodologias ativas e atividades de observação do céu como estratégias de motivação e aprendizagem significativa. Nesse sentido, a revisão aponta para a necessidade de ampliar a formação inicial e continuada dos professores e fomentar práticas interdisciplinares, destacando a Astronomia como um campo fértil para promover o pensamento científico, a curiosidade e a compreensão crítica do universo no processo educativo.