Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/154
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) por Autor "Furtado, Rizia Maria Gomes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Astronomia observacional como ferramenta no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica(2025) Araújo, José Eurimar; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo investigou o uso da astronomia observacional como ferramenta pedagógica no ensino de ciências por meio de uma revisão bibliográfica de estudos acadêmicos publicados entre 2014 e 2024. A pesquisa apontou que, apesar do reconhecido potencial da astronomia para despertar a curiosidade e o engajamento dos alunos, a sua aplicação como metodologia de ensino ainda é pouco explorada academicamente. Os trabalhos analisados, majoritariamente relatos de experiência e propostas didáticas para a educação básica, convergem ao destacar a capacidade da observação astronômica de promover a alfabetização científica e os princípios da Aprendizagem Significativa, transformando o aluno em um agente ativo na construção do conhecimento. No entanto, a revisão identifica lacunas importantes, como a carência de estudos de longo prazo que avaliem a fixação do aprendizado e a falta de pesquisas voltadas para públicos como a educação infantil e a Educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que, embora as potencialidades sejam validadas, são necessárias investigações com maior robustez metodológica para consolidar a astronomia observacional como uma prática de ensino eficaz e mais abrangente.Item Gamificação e microlearning no ensino de matemática: conexões para uma aprendizagem mais engajadora(2025) Martins, Valter de Melo; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre as contribuições da gamificação e do microlearning no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo parte do problema da baixa motivação e das dificuldades conceituais recorrentes na aprendizagem da disciplina, buscando identificar estratégias pedagógicas capazes de promover engajamento, motivação e aprendizagem significativa. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2010 e 2025, destacando-se tendências como o uso de elementos lúdicos, feedbacks imediatos e desafios progressivos na gamificação, bem como a fragmentação do conteúdo e a retenção gradual proporcionadas pelo microlearning. A integração dessas metodologias apresenta benefícios complementares, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, alinhadas às diretrizes da BNCC. Apesar dos avanços, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e planejamento docente estruturado. Conclui-se que a combinação de gamificação e microlearning oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica, promovendo um ensino de Matemática mais motivador, interativo e significativo, ao mesmo tempo em que aponta lacunas e perspectivas para futuras pesquisas.