Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/154
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) por Autor "Alecrim, João Victor da Costa"
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Item A base nacional comum curricular e o projeto político-pedagógico: relações e desafios na disciplina de Ciências(2025) Fernandes, Karolayne Cardoso; Alecrim, João Victor da CostaO artigo analisa a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto da disciplina de Ciências em escolas estaduais brasileiras. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, discute-se a integração entre diretrizes nacionais e práticas pedagógicas locais, enfatizando a importância da pedagogia histórico-crítica para a construção de uma educação científica crítica, contextualizada e emancipadora. Os resultados indicam que, embora a BNCC ofereça padronização e coesão, a efetiva promoção de aprendizagem crítica depende da adaptação do PPP às especificidades da comunidade escolar.Item Entre teoria e prática: desafios e possibilidades no ensino de leitura e escrita(2025) Santos, Andreza de Oliveira Franco; Alecrim, João Victor da CostaO ensino da Língua Portuguesa, com foco na leitura e na escrita, constitui um desafio permanente para os professores, pois envolve não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a formação crítica dos alunos como sujeitos sociais. Este trabalho, de natureza qualitativa e fundamentado em pesquisa bibliográfica articulada à prática docente, analisa conceitos centrais da Linguística e da Educação, como linguagem, texto, discurso, leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes perspectivas teóricas. A investigação buscou compreender como tais conceitos podem subsidiar práticas pedagógicas significativas no ensino da Língua Portuguesa, com destaque para a importância dos gêneros textuais, da sequência didática e das metodologias ativas no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a adoção de práticas contextualizadas e interativas favorece a construção da autonomia leitora e escritora dos alunos, aproximando o conteúdo escolar de sua realidade social. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à falta de recursos e à resistência a métodos inovadores. A análise demonstra que a integração entre teoria e prática requer constante reflexão crítica, adaptação pedagógica e compromisso com a formação de sujeitos críticos e criativos. Assim, conclui-se que o ensino da Língua Portuguesa deve ser compreendido como prática social, capaz de potencializar a participação cidadã e ampliar as possibilidades de interação dos alunos no mundo contemporâneo.