Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/154
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) por Autor "Cidade, Mirla Janaina Augusta"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Plataforma Vidnoz AI: o uso de vídeos com a inteligência artificial no ensino aprendizagem(2025) Cardoso, Raquel Finamor; Cidade, Mirla Janaina AugustaNo cenário educacional contemporâneo, a tecnologia assumiu um papel central no apoio à prática docente, oferecendo diversas ferramentas como softwares, plataformas e aplicativos. Esses recursos auxiliam na personalização e otimização do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, criativo e eficaz. Nesse contexto de inovação, o vídeo emerge como uma ferramenta didática de enorme potencial. No entanto, a produção de vídeos de alta qualidade sempre representou um desafio, exigindo tempo, recursos e habilidades técnicas específicas. É aqui que a inteligência artificial (IA) entra em cena para transformar esse panorama. Este artigo explora o vídeo como recurso pedagógico, com foco especial na plataforma Vidnoz AI. Acreditamos que a combinação sinérgica de vídeo e inteligência artificial tem o poder de impactar profundamente o processo educacional e contribuir significativamente para a construção do conhecimento de forma ativa. Ao oferecer experiências visuais ricas e interativas, vídeos gerados por IA podem estimular a criatividade dos alunos, convidando-os a explorar novas perspectivas. Ao produzir seus próprios materiais, eles são incentivados a questionar, analisar e concluir. Isso torna a prática pedagógica mais envolvente, transformando o aprendizado em uma experiência interativa.Item Recursos educacionais digitais no ensino de matemática na EJA: um estudo em escolas públicas de Boa Vista-RR(2025) Passos, Luís Henrique Santos; Alves, Paulo Fernando; Cidade, Mirla Janaina AugustaEste trabalho tem como objetivo identificar, a partir da revisão de literatura, como são utilizados os Recursos Educacionais Digitais (REDs) no ensino de Matemática da EJA em escolas da rede pública de ensino do Estado de Roraima, tendo como recorte temporal o período de 2010 a 2025. A pesquisa segue uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados e interpretação. O embasamento teórico desta pesquisa foi ancorado nos seguintes principalmente nos autores: Paulo Freire, Arroyo e Gadotti na temática relacionada a EJA e nos teóricos da temática aprendizagem como Vygotsky e Ausubel. Foram selecionadas cinco obras para fim de análise, sendo três artigos, um capítulo de livro publicado num e-book e uma dissertação de mestrado, obtidas das plataformas de pesquisas Google Acadêmico e Portal de Periódico da Capes. A categorização para fim de análise ficou estabelecia nos seguintes parâmetros: atividade pedagógica, tecnologia digital e aprendizagem. Sendo assim, a partir da análise das temáticas determinadas foi possível identificar-se como são utilizados os REDs no ensino de Matemática da EJA.