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Metodologias ativas e tecnologias inclusivas na formação docente: desafios e possibilidades para o ensino de ciências humanas

Resumo

Este artigo analisa os desafios e as possibilidades da formação docente diante da crescente presença de estudantes com deficiência nas instituições de ensino, em todos os níveis educacionais. A investigação parte da questão: de que forma as metodologias ativas e as tecnologias inclusivas contribuem para a formação docente? O objetivo é compreender como essas abordagens podem ser articuladas para potencializar o ensino das Ciências Humanas, promovendo práticas pedagógicas mais críticas, significativas e socialmente comprometidas. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter teórico, bibliográfico, documental e exploratório, adequada para compreender fenômenos educacionais complexos relacionados à diversidade, à inclusão e à inovação pedagógica. Os resultados indicam que a formação docente inclusiva requer uma perspectiva integrada, capaz de articular teoria e prática, ética e política, inovação pedagógica e compromisso social. Evidencia-se que preparar professores para atuar em contextos marcados pela pluralidade e pela busca por justiça social demanda não apenas competências técnicas, mas também sensibilidade ética, responsabilidade social e postura crítica frente às desigualdades. Conclui-se que a escola, enquanto espaço de acolhimento e transformação, precisa de docentes preparados para promover ambientes democráticos, acessíveis e inclusivos, fortalecendo o papel das Ciências Humanas na construção de uma educação emancipatória.

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Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Formação docente, Metodologias ativas, Tecnologias inclusivas, Ciências humanas

Citação

SANTOS, Ademar Alves dos; GOMES, Ádila Cristina Trindade Moreira. Metodologias ativas e tecnologias inclusivas na formação docente: desafios e possibilidades para o ensino de ciências humanas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Métodos e Técnicas de Ensino) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, 2025.