A base nacional comum curricular e o projeto político-pedagógico: relações e desafios na disciplina de Ciências
Carregando...
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O artigo analisa a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto da disciplina de Ciências em escolas estaduais brasileiras. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, discute-se a integração entre diretrizes nacionais e práticas pedagógicas locais, enfatizando a importância da pedagogia histórico-crítica para a construção de uma educação científica crítica, contextualizada e emancipadora. Os resultados indicam que, embora a BNCC ofereça padronização e coesão, a efetiva promoção de aprendizagem crítica depende da adaptação do PPP às especificidades da comunidade escolar.
Resumo em outro idioma
The article analyzes the relationship between the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Political-Pedagogical Project (PPP) in the context of science education in Brazilian state schools. Through a literature review and documentary study, it discusses the integration between national guidelines and local pedagogical practices, emphasizing the importance of historical-critical pedagogy for the construction of a critical, contextualized, and emancipatory science education. The results indicate that, although the BNCC offers standardization and cohesion, the effective promotion of critical learning depends on the adaptation of the PPP to the specificities of the school community.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia histórico-crítica, Ensino de Ciências, Base nacional comum curricular, Projeto político pedagógico