O impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica
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2025
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O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, o impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental. Nas últimas décadas, recursos digitais como softwares educativos, plataformas interativas, realidade aumentada e inteligência artificial vêm sendo incorporados ao contexto escolar, ampliando possibilidades de ensino e aprendizagem. A literatura consultada indica que essas ferramentas contribuem para o estímulo de habilidades cognitivas essenciais, como memória, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade, favorecendo também a autonomia e a motivação dos estudantes. Além disso, metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido, potencializam os benefícios da tecnologia ao colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Contudo, a efetividade desse processo depende diretamente da formação continuada dos docentes, da infraestrutura disponível e do planejamento pedagógico consistente. Os estudos também apontam desafios, como a desigualdade de acesso e o risco de utilização superficial das ferramentas digitais. Conclui-se que a integração consciente e planejada das tecnologias educacionais representa uma oportunidade de transformação no ensino fundamental, contribuindo não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para a formação de competências necessárias ao século XXI.
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This article aims to analyze, through a literature review, the impact of educational technologies on the cognitive development of elementary school students. In recent decades, digital resources such as educational software, interactive platforms, augmented reality, and artificial intelligence have been incorporated into the school context, expanding teaching and learning possibilities. The reviewed literature indicates that these tools contribute to the stimulation of essential cognitive skills, such as memory, attention, logical reasoning, problem-solving, and creativity, while also fostering students’ autonomy and motivation. Furthermore, active methodologies, such as flipped classroom, project-based learning, and blended learning, enhance the benefits of technology by positioning the student as the protagonist of the learning process. However, the effectiveness of this process directly depends on continuous teacher training, the available infrastructure, and consistent pedagogical planning. Studies also point out challenges, such as inequality of access and the risk of superficial use of digital tools. It is concluded that the conscious and planned integration of educational technologies represents an opportunity for transformation in elementary education, contributing not only to cognitive development but also to the formation of competencies required in the 21st century.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias Educacionais, Desenvolvimento Cognitivo, Ensino Fundamental
Citação
SILVA, Hozineide Lima da. O impacto das tecnologias educacionais no desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino na Modalidade EaD) - Instituto Federal de Roraima, Boa Vista, 2025.