Ciências Humanas
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/90
Navegar
Navegando Ciências Humanas por Assunto "Aprendizagem baseada em equipes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem baseada em equipes: uma metodologia ativa em aulas de matemática(2025-10-01) Araújo, Rose Cátia da Silva; Oliveira, Cristina Pereira deO mencionado artigo aludiu a respeito da aprendizagem baseada em equipes (ABE), uma metodologia ativa que pode ser utilizada como ferramenta em aulas de matemática e que colabora com o processo de ensino e aprendizagem; coloca o aluno como protagonista do próprio conhecimento ao tempo em que auxilia o professor em suas práticas pedagógicas. O objetivo desta pesquisa foi discorrer sobre as formas como a ABE, enquanto metodologia ativa, pode contribuir em aulas de Matemática do Fundamental II - anos finais - no âmbito de suas etapas de execução: garantia de preparação ou pré-classe; garantia de prontidão e aplicação de conceitos. O procedimento utilizado se deu por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, em bases de dados nacionais, que em sua maioria se deu em revistas de educação e internacional, no site institucional do próprio Michaelsen, dentre outros, bem como através de livros, e que almejou disseminar o conhecimento sobre a ABE, justaposta em aulas de matemática, mas que pode ser adaptada para quaisquer contextos. A aplicação da aprendizagem baseada em equipes, em aulas de Matemática, mostrou-se promissora na promoção do protagonismo estudantil, engajamento, pensamento crítico e colaboração. Apesar de limitações como a predominância de artigos da ABE na língua inglesa e a escassez de modelos de atividades com problemas significativos, a pesquisa evidenciou a relevância dessa metodologia ativa e apontou caminhos para investigações futuras que aprimore sua implementação e sistematização pedagógica.