Logo do repositório
 

O uso de textos multimodais, como os memes das redes sociais, para desenvolver a leitura crítica no ensino de língua portuguesa

Resumo

Este artigo analisa o uso de textos multimodais e multissemióticos, em especial os memes das redes sociais, como recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da leitura crítica. Considerando a ampla circulação dos memes na cultura digital contemporânea, o estudo discute seu potencial para articular humor, crítica e reflexão em práticas educativas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores que discutem leitura crítica, multimodalidade e gêneros digitais, como Araújo (2022), Mariano (2021), Pinheiro (2024), Pereira (2024), Freire (1989), entre outros, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os resultados apontam que os memes, ao integrarem diferentes linguagens verbais e não verbais, favorecem múltiplas interpretações, ampliam o repertório crítico dos estudantes e aproximam o espaço escolar do universo digital. Além disso, sua utilização demanda um planejamento didático ético e intencional, capaz de problematizar discursos sociais, promover engajamento e estimular o protagonismo discente. Conclui-se que os memes, quando incorporados de forma crítica, constituem ferramentas pedagógicas relevantes para a formação de leitores reflexivos e cidadãos ativos.

Resumo em outro idioma

This article analyzes the use of multimodal and multisemiotic texts, especially social media memes, as a pedagogical resource in Portuguese language teaching for the development of critical reading. Considering the wide circulation of memes in contemporary digital culture, the study discusses their potential to combine humor, criticism, and reflection in educational practices. This qualitative and bibliographic research is based on authors who discuss critical reading, multimodality, and digital genres, such as Araújo (2022), Mariano (2021), Pinheiro (2024), Pereira (2024), Freire (1989), among others, as well as the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). The results indicate that memes, by integrating different verbal and nonverbal languages, foster multiple interpretations, broaden students’ critical repertoire, and bring the school environment closer to the digital universe. Moreover, their use requires ethical and intentional didactic planning, capable of problematizing social discourses, promoting engagement, and encouraging student protagonism. It is concluded that memes, when incorporated critically, constitute relevant pedagogical tools for the formation of reflective readers and active citizens.

Descrição

Palavras-chave

Leitura crítica, Memes, Língua portuguesa

Citação