Logo do repositório
 

Gamificação e microlearning no ensino de matemática: conexões para uma aprendizagem mais engajadora

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre as contribuições da gamificação e do microlearning no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo parte do problema da baixa motivação e das dificuldades conceituais recorrentes na aprendizagem da disciplina, buscando identificar estratégias pedagógicas capazes de promover engajamento, motivação e aprendizagem significativa. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2010 e 2025, destacando-se tendências como o uso de elementos lúdicos, feedbacks imediatos e desafios progressivos na gamificação, bem como a fragmentação do conteúdo e a retenção gradual proporcionadas pelo microlearning. A integração dessas metodologias apresenta benefícios complementares, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, alinhadas às diretrizes da BNCC. Apesar dos avanços, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e planejamento docente estruturado. Conclui-se que a combinação de gamificação e microlearning oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica, promovendo um ensino de Matemática mais motivador, interativo e significativo, ao mesmo tempo em que aponta lacunas e perspectivas para futuras pesquisas.

Resumo em outro idioma

This article presents a qualitative literature review on the contributions of gamification and microlearning in the teaching of Mathematics in the final years of elementary school. The study addresses the problem of low motivation and recurring conceptual difficulties in learning the subject, aiming to identify pedagogical strategies capable of promoting engagement, motivation, and meaningful learning. Nineteen articles published between 2010 and 2025 were analyzed, highlighting trends such as the use of playful elements, immediate feedback, and progressive challenges in gamification, as well as content fragmentation and gradual knowledge retention through microlearning. The integration of these methodologies provides complementary benefits, including the development of socio-emotional and digital skills, aligned with the BNCC guidelines. Despite the advances, challenges were identified, such as the need for adequate technological infrastructure and structured teacher planning. It is concluded that the combination of gamification and microlearning offers significant opportunities for pedagogical innovation, promoting a more engaging, interactive, and meaningful Mathematics education, while also highlighting gaps and directions for future research.

Descrição

Palavras-chave

Gamificação, Microlearning, Educação Matemática, Tecnologias Digitais na Educação, Aprendizagem Significativa

Citação