Ciências Humanas
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/90
Navegar
Navegando Ciências Humanas por Assunto "Autonomia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item "E se...": a inversão da contação de estórias como estratégia para o desenvolvimento da criatividade e autonomia na alfabetização infantil(2025-10-06) Ribeiro, Maria Rita de Cássia Gomes; Farias, Marnilde Silva deEste artigo bibliográfico propõe uma análise crítica sobre a metodologia tradicional de contação de estórias na educação infantil e apresenta a abordagem "E se..." como uma alternativa inovadora para o auxílio ao desenvolvimento da criatividade, autonomia e avanço no processo de alfabetização. Foram explorados os impactos na alfabetização infantil e a relevância de abordagens pedagógicas ativas. A pesquisa bibliográfica visa consolidar a base teórica para a aplicação e validação da metodologia "E se..." questionando os limites pedagógicos para o inicializador “Era uma vez...” em contextos educacionais. Este artigo utiliza o termo “estórias” para referir-se a contos lúdicos sem vínculo com fatos verídicos do campo científico da história. A revisão bibliográfica demonstrou que os trabalhos científicos produzidos nacionalmente reforçam a máxima importância da prática de contação de “histórias” para a formação acadêmica da criança, enquanto que, em contrapartida, a crítica literária demonstra as limitações dessas ações para uma construção de sujeito autônomo.