Ciências Humanas
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ifrr.edu.br/handle/123456789/90
Navegar
Navegando Ciências Humanas por Autor "Farias, Marnilde Silva de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância da contação de histórias como estratégia pedagógica inclusiva na educação infantil(2025-10-06) Castro, Vanessa Esteves de; Okita, Tereza Cristina M. A.; Farias, Marnilde Silva deO presente artigo teve como objetivo analisar a relevância da contação de histórias como estratégia pedagógica inclusiva no contexto da Educação Infantil. Procurou-se então analisar a prática da contação de história pelo viés inclusivo, destacando seu potencial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, com ênfase na promoção da inclusão. A fim de alcançar responder tal objetivo elegeu-se os seguintes objetivos específicos: descrever o conceito de inclusão escolar e as especificidades da Educação Infantil; compreender de que maneiras a contação de histórias pode ser utilizada nas práticas pedagógicas e, discutir sobre como a contação de histórias pode contribuir no processo inclusivo educacional na Educação Infantil. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. A contação de histórias demonstrou ser uma prática pedagógica que proporciona inclusão e ensino equitário quando realizada com intencionalidade e planejamento adequado, respeitando as especificidades de cada sujeito envolvido.Item "E se...": a inversão da contação de estórias como estratégia para o desenvolvimento da criatividade e autonomia na alfabetização infantil(2025-10-06) Ribeiro, Maria Rita de Cássia Gomes; Farias, Marnilde Silva deEste artigo bibliográfico propõe uma análise crítica sobre a metodologia tradicional de contação de estórias na educação infantil e apresenta a abordagem "E se..." como uma alternativa inovadora para o auxílio ao desenvolvimento da criatividade, autonomia e avanço no processo de alfabetização. Foram explorados os impactos na alfabetização infantil e a relevância de abordagens pedagógicas ativas. A pesquisa bibliográfica visa consolidar a base teórica para a aplicação e validação da metodologia "E se..." questionando os limites pedagógicos para o inicializador “Era uma vez...” em contextos educacionais. Este artigo utiliza o termo “estórias” para referir-se a contos lúdicos sem vínculo com fatos verídicos do campo científico da história. A revisão bibliográfica demonstrou que os trabalhos científicos produzidos nacionalmente reforçam a máxima importância da prática de contação de “histórias” para a formação acadêmica da criança, enquanto que, em contrapartida, a crítica literária demonstra as limitações dessas ações para uma construção de sujeito autônomo.