Dissertação (Mestrado)
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Navegando Dissertação (Mestrado) por Assunto "Multiletramentos"
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Item Letramento crítico na aula de língua inglesa: multiletramentos e redes sociais(2022) Costa, Kelly da Silva; Moura, Ana Aparecida VieiraA presente pesquisa descreve a investigação realizada em uma sala de aula de língua inglesa com a turma de 3º ano do Curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio do IFRR Campus Boa Vista e vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT realizado em rede nacional. A pesquisa busca refletir sobre a prática pedagógica de uma sala de aula presencial transformada em virtual devido ao isolamento social causado pela pandemia do covid19. Baseando-se na realidade vivida nas salas de aulas virtuais, identificou-se, a partir de uma pesquisa-ação, muitas dificuldades em atingir os objetivos básicos da disciplina, além das limitações metodológicas na abordagem do ensino híbrido tanto dos estudantes quanto da docente. No entanto, Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza descritivoexploratória que se utiliza da metodologia da pesquisa-ação para identificar, resolver e refletir sobre problemas na sala de aula no processo de formação da pesquisadora/autora que coincidiu com o período pandêmico entre 2019-2021. As bases conceituais da EPT (CIAVATTA, 2005; RAMOS, 2014) foram aliadas à teoria dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO; 2012), a fim de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico (FAIRCLOUGH, 1992; STREET, 2000; PENNYCOOK, 2001; JORDÃO; 2007) com uso do Ensino Híbrido (MORAN, 2015; BACICH; TREVISAN; TANZI NETO, 2015) na realização das atividades. Como resultado, foi elaborado um guia de orientações para aplicação de atividades didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa visando o letramento crítico com o uso da metodologia do ensino híbrido tendo o Instagram como lócus para o desenvolvimento das atividades. Espera-se que o referido trabalho possa contribuir para orientação de professores de línguas, em particular da Rede Federal, para planejamento, execução e avaliação de aulas que desenvolvam o letramento crítico dos alunos com práticas multiletradas em redes sociais, de modo a atingir um aprendizado participativo e dinâmico.