Navegando por Autor "Santos, Ademar Alves dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Metodologias ativas e tecnologias inclusivas na formação docente: desafios e possibilidades para o ensino de ciências humanas(2025) Santos, Ademar Alves dos; Gomes, Ádila Cristina Trindade Moreira; Araújo, Francisco Roberto DinizEste artigo analisa os desafios e as possibilidades da formação docente diante da crescente presença de estudantes com deficiência nas instituições de ensino, em todos os níveis educacionais. A investigação parte da questão: de que forma as metodologias ativas e as tecnologias inclusivas contribuem para a formação docente? O objetivo é compreender como essas abordagens podem ser articuladas para potencializar o ensino das Ciências Humanas, promovendo práticas pedagógicas mais críticas, significativas e socialmente comprometidas. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter teórico, bibliográfico, documental e exploratório, adequada para compreender fenômenos educacionais complexos relacionados à diversidade, à inclusão e à inovação pedagógica. Os resultados indicam que a formação docente inclusiva requer uma perspectiva integrada, capaz de articular teoria e prática, ética e política, inovação pedagógica e compromisso social. Evidencia-se que preparar professores para atuar em contextos marcados pela pluralidade e pela busca por justiça social demanda não apenas competências técnicas, mas também sensibilidade ética, responsabilidade social e postura crítica frente às desigualdades. Conclui-se que a escola, enquanto espaço de acolhimento e transformação, precisa de docentes preparados para promover ambientes democráticos, acessíveis e inclusivos, fortalecendo o papel das Ciências Humanas na construção de uma educação emancipatória.