Navegando por Autor "Martins, Valter de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Gamificação e microlearning no ensino de matemática: conexões para uma aprendizagem mais engajadora(2025) Martins, Valter de Melo; Furtado, Rizia Maria GomesEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre as contribuições da gamificação e do microlearning no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo parte do problema da baixa motivação e das dificuldades conceituais recorrentes na aprendizagem da disciplina, buscando identificar estratégias pedagógicas capazes de promover engajamento, motivação e aprendizagem significativa. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2010 e 2025, destacando-se tendências como o uso de elementos lúdicos, feedbacks imediatos e desafios progressivos na gamificação, bem como a fragmentação do conteúdo e a retenção gradual proporcionadas pelo microlearning. A integração dessas metodologias apresenta benefícios complementares, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, alinhadas às diretrizes da BNCC. Apesar dos avanços, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e planejamento docente estruturado. Conclui-se que a combinação de gamificação e microlearning oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica, promovendo um ensino de Matemática mais motivador, interativo e significativo, ao mesmo tempo em que aponta lacunas e perspectivas para futuras pesquisas.