Navegando por Autor "Feliciano, Maria Madalena de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Metodologias de ensino inclusivas para as ciências sociais: uma abordagem crítica para aprendizagem(2025) Feliciano, Maria Madalena de Melo; Araújo, Francisco Roberto DinizEste estudo busca examinar os métodos de ensino inclusivos utilizados no ensino de Ciências Sociais, focando em táticas que incentivam o aprendizado crítico e ponderado em diferentes ambientes escolares. A pesquisa, com uma abordagem qualitativa, baseou-se em uma revisão da literatura e na análise documental de materiais de ensino focados. Este estudo discute a inclusão escolar e a aprendizagem significativa no ensino de Ciências Sociais, destacando os aportes teóricos de Mantoan (2003; 2015), Ausubel e Moreira (2006) e Glat & Pletsch (2013) que oferecem fundamentos essenciais para compreender a relevância das práticas pedagógicas voltadas à promoção da inclusão. A análise apresentada demonstra como essas bases teóricas auxiliam na criação de uma educação mais justa, fomentando o desenvolvimento completo dos alunos e a celebração da diversidade dentro da escola. Os resultados mostram que a utilização de práticas inclusivas bem planejadas, como o uso de recursos variados, tarefas em grupo e avaliações ajustadas, ajuda aumentar o envolvimento dos alunos e a fortalecer o desenvolvimento do pensamento crítico. É importante ressaltar o papel do professor como guia do processo de ensino-aprendizagem, sendo fundamental a formação contínua e o apoio institucional para o fortalecimento dessas práticas. Em conclusão, à educação inclusiva, quando planejada de forma consciente e integrada ao ambiente escolar, tem o potencial de transformar o ambiente educacional em um local mais democrático e atento às diferenças individuais.